Ir para conteúdo | Ir para menu do site | Ir para home do site

Fórum

Fórum da Revista Superinteressante
RSS

Seu comentário poderá ser publicado na seção de cartas da revista

À base de cafeína

Nosso repórter se entupiu de café, chá, energéticos e refrigerantes para mostrar como a droga mais consumida no planeta se comporta no corpo humano. E você, é viciado em cafeína?

almir caliari, 07 Outubro 2008 - 20:37
Com certeza vicia.Bebia muito café durante o dia e cheguei ao ponto de não dormir a noite de tanta dor de estomago e mesmo assim não conseguia parar de beber meu cafezinho entre uma reunião e outra no trabalho.
Gabryelle, 25 Agosto 2008 - 17:46
É, realmente a cafeína tem efeitos danosos eganismo. No começo é maravilhoso, pois nos mantém alerta, mas com o tempo o uso pode gerar várias doenças, como o derrame cerebral, pois o uso da cefeína aumenta a velocidade dos batimentos cardíacos, agindo diretamente na circulação. Eu, particularmente, não faço uso do café, mas o mais certo é não ingerirmos nada que sabemos que não nos faz bem, assim teremos uma vida mais saudável!
Manu, 24 Agosto 2008 - 08:12
Odeio café,refri e eticeteras e coisatdo do cara...
WKunde Sao Jose dos Campos - SP, 14 Agosto 2008 - 20:56
Caro Pedro Burgos: Desculpe, mas não sei quais seus conhecimentos de microcomputador, porisso ouso a seguinte observação: Sua dor de cabeça só ocorre nesse tipo de estresse ou é mais freqüente, após algum tempo de trabalho? Se o seu monitor é do tipo CRT ( aqueles de bunda grande), há uma grande chance de o seu monitor estar com a "taxa de refresh" de muito baixa, 60 Hz, o padrão. Os técnicos de montagem e manutenção tem preguiça de instalar os drives da placa de video e do monitor no Windows. Deve ser porque eles não trabalham no micro, apenas dão uma "arrumadinha" e vão pra outro. Se for um LCD ( os planos, fininhos) a causa não poderia ser essa. Se quiser me informar a marca e modelo, posso consultar na net. Meu e-mail é wkunde@ig.com.br. Abraços a todos.
Mariana Mendes, 08 Agosto 2008 - 10:50
Olá, gostei muito da matéria, sobre as quantidades de cafeína que cada produto contém, entre outras coisas. Porém, sempre soube que o chimarrão tbm tem alguma substância que faz as pessoas ficarem acordadas! isso é verdade?! obrigada
Roberto, 05 Agosto 2008 - 15:02
Gostaria de ler um artigo na resvista sobre o resveratrol. www.resveratrol.com.br
R., 02 Agosto 2008 - 00:12
Coceira pelo corpo? Palloma, já considerou a possibilidade de vc ser alérgica a café?
Palloma, 31 Julho 2008 - 10:51
eu tenho uma relação complicada com o café... sou viciada e com efeitos de quem usa drogas, às vezes fico alterada, risonha, tagarela... pareço bêbada, outras fico sonolenta. Ele não altera meu sono. pelo menos isso... agora as últimas manifestações são coceiras pelo corpo assim que tomo um gole. consigo viver bem sem o café, o difícil é esquecer de tomar.
Natália de Jesus, 30 Julho 2008 - 00:42
Não... Bebo com moderação!
anne santoro, 29 Julho 2008 - 22:08
viciada em cafeína desde pequena... hoje naum fiko um dia sem ingerir uma quantidade x de cafeína,seja no café,refrigerante... mas pelo fato de ser um vicio antigo,não sei como seria minha vida sem ela... e acho que não mudaria muito do que hoje... sou hiperativa durante o dia mas a noite durmo perfeitamente bm... acho que essa historia de a cafeína tirar o sono ou qualquer outra coisa depende muito do metabolismo de cada um...nossos organismos são diferentes um dos outros e ela também reage de formas diferentes!
Giulia, 29 Julho 2008 - 21:03
Pra quem disse que fica com sono mesmo bebendo café ou outras bebidas com cafeína, a explicação: depende do seu metabolismo. Pelo menos segunda minha professora da quimíca.
felipe - além paraíba - MG, 29 Julho 2008 - 20:46
o reporter da SUPER não disse se as dores que ele sentiu foi causa de grande quantia de cafeina ingerida ou se foi pela quantidade de horas que ele ficou acordado.
JORGIANE, 29 Julho 2008 - 14:30
OLÁ,! SOU VICIADA EM CAFÉ, TOMO O DIA TODO, AGORA HÁ CONTROVÉRSIAS A RESPEITO DESTA BEBIDA, O QUE FAZER??? BEM, EU NÃO CONSIGO FICAR SEM E VCS? BEIJOS!!!
Jonathan, 27 Julho 2008 - 11:51
O café nao me tira o sono. Tomei uma xícara cheia ontem, por volta da meia noite, e uns 20 minutos depois já estava caindo de sono. Mas pela manhâ é essencial pro dia ficar mais produtivo.
R., 26 Julho 2008 - 00:33
Fábio, compartilha com a gente aonde vc compra o café que vc bebe? Café dar barato? Quem dera... a única droga que dá pra usar no trabalho... rs
Jennifer, 25 Julho 2008 - 16:31
Não tomo café, nem gosto de bebidas a base de cola. Mesmo sabendo dos efeitos que a cafeína tem no corpo, não fico com mais energia quando bebo estas bebidas, conseguo tomar café ou qualquer bebida que tenha cafeína e dormir pouco depois.
Mari P., 22 Julho 2008 - 01:27
Café não altera o meu sono. Eu sei que se não tomá-lo de manhã ficarei com uma dor de cabeça irritante durante o dia, mas eu posso tomar tranquilamente café/coca/energético e ir dormir minutos depois. Já tentei beber energéticos para ter mais energia, mas simplesmente não funcionou.
Fabio, 21 Julho 2008 - 17:34
Olha, eu vou dizer uma coisa... café pode ser quase inofensivo, mas se eu tomo muito café ou uma dose muito alta, chego a ter efeitos como palpitações, hipersensibilidade, irritação, até mesmo uma ligeira angústia... ou seja: café forte me dá um barato!!!! É mole? :p
natan luz, 20 Julho 2008 - 17:31
VO DIZE A REAL Q ESSE BAGULHO É MTO LOCO É UM TIPO DE COISA Q O SARAVA INTRODUZUI NO MUNDO EM QUE VIVEMOS E ATRAVÉZ DISSO VAI MATANDO AS POUCOS NÓS Q SOMOS FILHOS DE DEUS
carneiro, 19 Julho 2008 - 15:30
descobrí o vicio quando era criança;se naõ tomo café pela manhã, é dor de cabeça na certa!
Jaime, 19 Julho 2008 - 13:16
Camaradas, não sou viciado em cafeina, mas, devo dizer que em um mundo onde tudo é industrializado e até o refrigerante tem cafeina, é dificil não se viciar, mesmo que sem querer, em cafeina.
Wandamara, 18 Julho 2008 - 14:37
AMO café mas infelizmente agora tomo no máximo uma xícara por semana, devido a enxaqueca. Cafeína é um veneno pra quem tem enxaqueca, e infelizmente sempre que tomo café aparece a bendita.
Daniele Soares - Sorocaba / SP, 18 Julho 2008 - 13:26
Tomo cafe todos os dias, e sinto falta, mas se estiver com sono ou cansada, nao faz diferencao o cafe, ou o refrigerante de cola, ou os dois, ja cheguei a tomar um deles e ir domir, e domi muito bem a noite toda. Posso serr viciada, pois o dia em que nao tomo tenho ate dor de cabeça, mas nenhum deles interfere no meu sono, e nem fico mais ou menos alerta!!!
Fabiano Smarra - São Carlos, 18 Julho 2008 - 01:57
O meu contato mais intenso com o café foi justamente na época do vestibular onde precisava de uma maior concentração.Nao possuia o Habito de tomar café todos os dias, mas o consumo diário me rendeu uma maior disposição e atenção.Hoje nao abro mão do meu cafezinho todos os dias
Aldo de Oliveira - São Paulo - SP, 17 Julho 2008 - 21:36
Já li diversas reportagens sobre os benefícios do café. Tomo café o dia inteiro, ele me deixa mais atento e disposto durante o meu dia-a-dia, inclusive na prática de exercícios físicos. A noite durmo bem, mesmo tendo consumido café algumas horas antes. Acrescento que para pessoas que tem muita sensibilidade à cafeina ou arritimia cardíaca, não é aconselhável o uso do mesmo.
Thiago - Porto Alegre, 17 Julho 2008 - 20:14
Taí, tomo muito café e mais ainda coca-cola, mas nunca me senti mais "alerta" ou consegui passar uma noite inteira trabalhando sem sentir sono.
Carlos Augusto Barbosa, 17 Julho 2008 - 10:36
E voces acham que a industria do Café vai deixar escapar que a cafeina faz mal a saúde e os bilhões de dolares em jogo como ficam ? É melhor que milhões pereçam pouco a pouco do que eles ficarem sem seus bilhões, a saúde da população pouco importa. Gente estamos em tempo de lucros, lucros e lucros, a cafeira destruindo seu organismo pouco a pouco é coisa sem importancia para as grandes corporações, acordem !
mário arcanjo, 17 Julho 2008 - 10:27
Em 1986 eu sofri muito por causa do café. Ele é bom gostoso,eu uns 4 litros por noite no trabalho. Qual foi a causa do problema: Comecei ater problema com a prostáta. Não ficava sentado 5 minutos que não aguentava.Até que li um artigo da revista despertai da testimunha de jeová. Onde citava: O pior inimigo da prostata é o café. Parei de beber o café e o problema desapareceu.O café é bom,mais tem os seus males.
ROBERTO LEMOS, 17 Julho 2008 - 04:14
Essa foi uma das repostagens dignas da superinteressante, pois teve embasamento científico, instrumentaçao, obsevação e tudo mais. Parabéns, pois essa materiá honra o valor da revista. obrigado!
Vivian Lima, 16 Julho 2008 - 17:06
Meu eu tomo cafe e coca qse todo dia sei q isso fax um mau imenso ....
Raquel Pinto/ Rio de Janeiro, 15 Julho 2008 - 21:12
Gostaria de parabenizá-los pela matéria "À base de cafeina". Sou estudante universitária, trabalho e sinto que o café é a minha fonte de energia para agüentar a minha rotina frenética entre estudos e trabalho. Percebi claramente que sou viciada após ler a matéria e já aceitei que essa substância é a minha forma de sobreviver a essa rotina doida a qual me submeto. Acredito não conseguir viver sem os efeitos ou o gostinho dessa bebida.
**kel**, 15 Julho 2008 - 10:51
Sou viciada, tomo café em excesso e quando não tomo MORRO de dor de cabeça. Tive que diminuir a quantidade para tratar uma gastrite mas só eu sei o mau-humor que tenho tido todos os dias por conta disso.
Alessandra, 15 Julho 2008 - 10:44
Infelizmente sou, mesmo não gostando do gosto do café, só consigo "funcionar" 100%, depois de tomar meu cafézinho e como estou na batalha para estudar para passar em um concurso público, necessito ainda mais da forçinha do café!
Pedro de Luca, 14 Julho 2008 - 18:49
Cara, a maioria das pessoas que leu a reportagem formou uma opinião totalmente contra o café. Acho que eu sou um dos únicos que ainda aprecia o café. Quase ninguém deve ter entendido que o cafpe em excesso faz um mal relativo, e não o hábito sáudavel de tomar café controladamente.Adorei a reportagem, e meus parabéns ao repórter Pedro Burgos.
Rodrigo Dozzi, 13 Julho 2008 - 21:45
Sono acumulado? Balela, esse papo não existe. A noite não dormida não é reposta, ela só adiciona algumas refeições a mais no seu dia duplo e estressa.
Aryanne de Moraes Lima, 12 Julho 2008 - 17:03
Fiz questão de ler essa reportagem pra minha sogra que é super viciada em café. Nem preciso dizer que tudo que ela ouviu entrou em um ouvido e saiu no outro. Mas eu adorei! Porque se já não gostava de café agora então eu não tolero!
Ariene, 12 Julho 2008 - 14:17
Quando recebi a revista ia abrir direto nas páginas sobre Freud, mas não resisti ao ver a chamada sobre café. Abri a revista e a primeira matéria que eu li foi essa, não porque goste de café, mas pq a uns dois anos atrás, ainda na faculdade, fiz uma matéria sobre café para a nossa revista laboratório. Assim como o reporter tive dor de cabeça, dor de estômago (minha ulcera agradecia...) e noites mal dormidas... Durante alguns dias visitei todas as cafeterias da cidade e provei o expresso de cada uma delas. Passei a saber qual era forte, fraco, quais as atendentes seriam boas fontes, quem eram os frequentadores... Foi uma experiencia muito interessante pq até aquele momento eu não bebia café...
Ricardo Marques de Aquino, 10 Julho 2008 - 22:37
Olá amigos li essa reportagem e achei interessante,gostaria de dizer que aqui na região aonde moro ( Maringá Pr) consumimos muito além de café uma erva chamada tereré a mesma do chimarrão só que não é torrada e se toma gelado, observa -se também todo esse efeito que nosso reporte passou. Eu particularmente tomo todos os dias, depois de ingerir mais de 2 litros de agua com a erva, fico meio aério sabe e é praticamente impossivél pegar no sono. Agora não sei se é a erva ou o ecesso de agua que causa isso. Seria interessante se publicacem alguma reportagem a respeito disso. abraços
Débora Diogo , 09 Julho 2008 - 20:28
Já detectei sintomas de vício pelo café: tomo várias doses ao dia quando estou no trabalho. Nos finais de semana ou feriados, se não tomo café, minha cabeça começa a doer. Fora a sonolência pós refeição que eu rebato com uma boa xícara de um delicioso e forte cafezinho.... Para substituí-lo de maneira bem saudável, opto pelo chá verde ou ban chá que também dá uma boa energizada e ainda é digestivo e não leva açúcar!
Railda, 08 Julho 2008 - 16:05
"Quando tomo café não consigo durmir e quando durmo não consigo tomar café!"
Júlio Lemos Tolenttini - Guarulhos - SP, 07 Julho 2008 - 20:33
Fraquinho esse repórter hein! Já trabalhei com exportações para a Europa e para a Ásia. Tomando apenas café, eu chegava a ficar até três dias acordado na frente do laptop. E vejo esse repórter desmaiar com um arsenal e tanto: Red Boi, guaraná... Tudo bem, cada um cuida do seu corpo do jeito que acha melhor, mas nosso corpo agüenta muito mais!
Adilson de Souza, 07 Julho 2008 - 12:30
Nossa que surpresa saber que a cafeína faz com a nossa cabeça, eu sabia que o café, o energético e o guaraná não nos daeixavam durmir com facilidade, mas uma overdose dessas pode provocar muitos efeitos colaterais.
Adilson de Souza, 07 Julho 2008 - 12:30
Nossa que surpresa saber que a cafeína faz com a nossa cabeça, eu sabia que o café, o energético e o guaraná não nos daeixavam durmir com facilidade, mas uma overdose dessas pode provocar muitos efeitos colaterias.
Débora BAlbino, 04 Julho 2008 - 12:29
Também me considero uma ficiada, infelizmente! chego a sentir dor de cabeça quando não tomo café especificamente, gostaria mt de saber se tem algo que posso fazer para me livrar dessa dependência!
Jolane Dutra, 03 Julho 2008 - 20:44
Gostei muito da reportagem "A Base de Cafeína", pois tenho esse costume de tomar café todos os dias, principalmente após o almoço, se não tomo, sinto falta, pois vem o sono e o cansaço e fica dificil de trabalhar. Parabens pela reportagem.
Pedro Burgos, 03 Julho 2008 - 20:42
Caros, "Espresso" é o original em italiano, muitos restaurantes usam dessa forma, mas já há o aportuguesado "expresso" e foi como usamos na reportagem. Assim como num italiano típico você vai comer "gnochi" e não "nhoque". * Outro ponto: há expresso com arábica ou robusta. De uma forma ou de outra, a concentração dele é normalmente maior que do café coado. A tabela foi construída com fontes diversas.
Bruno, 03 Julho 2008 - 19:30
De fato, o café espresso tem menos cafeína que o café coado. Primeiro porque o café espresso é feito com a planta ARÁBICA que tem menos cafeína. Segundo porque o tempo de contado da água com o pó é menor no caso do espresso. Qual a fonte utilizada pela reportagem para obter a quantidade de cafeína do café espresso?
marcelo, 01 Julho 2008 - 16:19
Gente, qq barista poderia tê-los informado: café espresso, primeiro, é com S!! Espresso de espremido,tirado sob forte pressão, e não eXpresso de rápido!! Segundo, eSpresso não tem tanta cafeína assim! Aliás, não vi nada do texto do meu colega jornalista que indicasse que ele bebeu café eSpresso, mas o box da última página da matéria acusa isso. Ou seja: o repórter bebeu eSpresso ou não? Se sim, a matéria tem imperfeições! Obrigado pelo espaço democrático!
adriano milani, 01 Julho 2008 - 15:47
realmente é um vício,pois eu tomo cafe desde pequeno e se não tomar fico nervoso. como trabalho à noite(musico),tomo café na frente do computador e até pra dormir. tem dias que chego a tomar mais de um garrafa. admito que a cafeína é viciante sim,ainda bem que não fumo pois odeio cigarro. é dos males o menor! parabens pela matéria um abraço!!!
Francis Raddar, 30 Junho 2008 - 20:27
Que tal ir aos Cafeinolicos Anonimos?acho que devia ser proibido,virar droga ilicita.Assim alguém ia fundar uma ONG,iamos ter a Marcha da Cafeina e o tráfico de pó de café.
Adriana Ribeiro Manaus-AM, 30 Junho 2008 - 16:33
Não sei se sou viciada em cafeína mas todas as noites antes de dormir sinto uma vontade enorme de tomar café preto, assim sem nada adicionado. Eu sempre acabo tomando. Nunca tive probleas pra dormir!
Ligia, 30 Junho 2008 - 01:51
Quando a revista chegou ate a minha casa nao tive interesse de ler afinal sempre as mesmas reportagens! a criatividade esta caindo, mas quando vi que tinha algo falando de cafe fiquei surpresa afinal o cafe e comum! entao dias depois de chegar a revista parei para ler o que o reporter tinha descobrido com este estudo, sempre vi meu pai meu avo tomarem cafe como se fosse agua, e nunca reparei algo de errado neles, mas lendo descobri que meu pai tem efeitos colaterais graves, ele sempre diz que tem insonia por causa de preocupaçoes, e por causa de trabalho, teve uma vez que ele ficou trabalhando 72horas sem parar e quando chegou em casa nao dormiu e chamaram ele de volta pra trabalhar foi incrivel, e totalmente horrivel, depois ele ficou o domingo dormindo e na segunda foi trabalhar de novo total de horas que ele nao dormiu 120horas um absurdo, hoje em dia ele esta afastado do trabalho, toma o cafe mas acho que nao faz mais efeito por que sempre que ele senta no sofa ele começa a balançar a cabeça e roncar, e chega de noite ele dorme e as 4 da manha ja esta acordado! sei que existem muitos produtos no mercado hoje em dia nao so o cafe mais outras dorgas que consumimos, mas as pessoas leem as reportagem e continuam fazendo, o mundo exige isso, o capitalismo faz com que pessoas se destruam para que um par de tenis seja vendido, pessoas que nao fazem o que a empresa (chefe) diz pode e vai ser mandado embora se nao fizerem isto aconteceu com o meu pai e continuar acontecendo sempre, o mundo e assim! quem sabe depois de nos auto destruirmos poderemos ter consiencia disto ops acho que sera tarde de mais!
Yohana, 29 Junho 2008 - 16:14
No mesmo dia que li a reportagem, teria que ficar à noite toda acordada, também escrevendo. Não deu outra: fiz um chá que contém cafeína e bebi 2 doses. Agüentei até às 4h!
Luciana Bitencourt, 29 Junho 2008 - 12:57
Considero meu consumo de cafeína como sendo moderado, embora perceba a frequência de dor de cabeça quando diminuo ou elimino a ingestão dessa substância, é tando que o analgésico mais eficiente nesse caso é sempre à base de cafeína...
Cidah, 28 Junho 2008 - 23:10
Sempre consumi café em altas doses, diariamente. Nunca senti nada de anormal como insônia, nervosismo ou outro sintoma típico daqueles que consomem cafeína.
Olá, 27 Junho 2008 - 12:12
Depois que parei de tomar café e comer banana, minha enxaqueca desapareceu. Não tenho há anos!!!
tania mara, 26 Junho 2008 - 20:31
Sou viciada mesmo,tomo uma garrafa térmica por dia e sinto dor de cabeça quando não tomo.queria saber se faz mal para o organismo?
Publicidade
Superinteressante

[1987 - 2008] Editora Abril S.A.

Todos os direitos reservados.