Mayane.Bento@yahoo.com.br, 28 Agosto 2008 - 19:29
De certo é complicado comentar sobre a super interessante do mês de julho. Li o guia de sobrevivência, foi criativo, até legal pra quem gosta, mas pessoalmente não gosto. Não gosto porque ja virou praxe das revistas ditarem o que devemos ou não fazer, o que devemos ou não parecer, como devemos nos comportar, como devemos parecer. É esse o ápice da influencia da mídia sobre a população. Mas como ja disse, foi até criativo, mesmo sendo pouco construtivo, visto que determinar sua religião pelo que uma revista te diz ser, através de 4 ou 5 perguntinhas superficiais é muita alienação. Más o ápice da falta de profissionalismo foi a materia "Terapia funciona?". Como resposta na edição de julho vocês da revista perguntaram se é proibido questionar. Não, não é. Não é, quando a resposta parte do principio cientifico e imparcial de resposta. Alunos passam 5 anos estudando abordagens para só assim (quase) compreende-las e essa jornalista tem a audacia de querer definir conceitos, dar opinioes com no máximo algumas semanas de pesquisa. D.G. seu dever é transmitir a informação, faze-la sair do meio tecnico e chegar até as massas, e não distorcer a informação. Isso é uma agressao primeiramente a população que recebe uma informação parcializada e em seguida uma agressao aos seus companheiros jornalistas que serão certamente julgados pela sua falha. Psicologia é um trabalho sério, complicado, que esta a frente do seu tempo, q vem suprir uma necessidade da populçãol. Sou estudante de psicologia e não (como vcs disseram na resposta)agredida pela sua matéria, mas sim decepcionada ao ver que as ciencias em vez de unirem-se em busca da verdade em prol do homem, esqcem do seu verdadeiro ideal.
maria lua, 26 Julho 2008 - 19:29
aaaaaaaadorei a repotagem do salario minimo, a teoria do nazismo no brasil eh d+
luciano, 23 Julho 2008 - 13:00
HERREI!! ao ver a rep. novamente descobri meu erro! confundi mm com cm. Peço desculpas!!!!!!!!! Quanto à ortografia, quando achar os "enganos" vou lhes mostrar.
Como é BOM admitir um erro! e CORRIGIR! permanecer no erro é burrismo!!
abrçs!!!!!!!!
luciano, 23 Julho 2008 - 10:23
não sei onde postar então vai aqui memo.
1-na reportagem sobre calibre há um erro: 0.38" não é 9,65mm e sim 0.965mm. se alguém já notou, desculpe.
2-em alguns artigos existem alguns errinhos gramaticais e as vezes ortográficos (herrar é umano). Caso queira, posso indicar. Só não sei onde postar. Aqui vale?
assino a super há mais de 10 anos...leio TUDO. até as propagandas.
abraços!!!!!
regi lisandro, salinas mg, 18 Julho 2008 - 09:52
a reportagem mais legal concerteza é a sobre inteligencia. e como pessoas muito inteligentes que poderiam ser qualquer coisa na vida, porém no auge de sua inteligencia preferiram seguir caminhos diferentes, talvez por prazer. conheço pessoas muito simples e que não viraram "medico" ou "advogados" e que são de uma inteligencia até maior, e preferiram seguir vidas simples a se martirizar num curso durante 10 anos da vida.
Alessandra Monteiro, 15 Julho 2008 - 11:00
Adorei a reportagem " à base de cafeína",porque mostra o costume do brasileiro, tomar seu cafezinho, como muitos ultilizam e os males que pode causar a saúde.
Valeu super!
Yan Soares Couto, 14 Julho 2008 - 22:12
Gostei muito da edição, principalmente da matéria do petróleo e a que fala dos programas para o iPhone (ou iPod Touch)
Acho que a Super deveria fazer mais matérias sobre tecnologia e ciência.
Acho que também seria superinteressante uma matéria sobre os buracos negros (de preferencia bem grande, do jeito que só a Super sabe explicar)
Mesmo assim adoro a Super e espero que ela dure mais vinte anos.
Yan Soares Couto, 14 Julho 2008 - 22:12
Gostei muito da edição, principalmente da matéria do petróleo e a que fala dos programas para o iPhone (ou iPod Touch)
Acho que a Super deveria fazer mais matérias sobre tecnologia e ciência.
Acho que também seria superinteressante uma matéria sobre os buracos negros (de preferencia bem grande, do jeito que só a Super sabe explicar)
Mesmo assim adoro a Super e espero que ela dure mais vinte anos.
Márcio Cardoso, 12 Julho 2008 - 15:40
Bem, eu adorei o "WorldWide Telescope!" Não foi bem uma reportagem, e sim uma sessão! Valeu SUPER!
Kauany, 12 Julho 2008 - 11:03
Gostei mesmo foi da reportagem "à base de cafeína" do Pedro Burgos! Isso prova que vida de repórter não é tão fácil quantoa chamos! 36 horas? Uau!
Efeito cafeína, 12 Julho 2008 - 00:50
Não sei não, mas acho que o reporter é meio fraquinho
já fiz algumas experiencias parecidas e não foi tudo isso.
Que tal pegar um leitor para fazer um novo teste ???
Alexandre Antonio dos Santos Lima, 11 Julho 2008 - 16:18
Legal mesmo, foi a reportagem sobre a Maldição do Petróleo, essa reportagem poderia ir longe, mas é perigosa, os poderosos do petroleo acho que são piores que o diabo. (rs)
Thais, 10 Julho 2008 - 13:32
Eles são mais inteligentes que você.
Andrea - Piracicaba/SP, 09 Julho 2008 - 22:58
Há alguns anos atrás ler a super era realmente interessante. Quando meu pai resolveu assinar a revista fiquei super feliz com a idéia e dei o maior apoio.
Acho que voces perderam o foco, a revista não tem grandes matérias, nada realmente interessante e mudou muito. É uma pena!!!
Laiza BA, 08 Julho 2008 - 09:43
Gostei muito da "Nossas descobertas de petróleo são coisa de Deus ou do Diabo? " foi graças a essa reportagem que conseguir tirar minhas conclusões sobre o petróleo aqui no nosso Brasil, além e fazer uma crítica legal.
Parabêns SUPER.
Laiza, 08 Julho 2008 - 09:34
Gostei muito da "Nossas descobertas de petróleo são coisa de Deus ou do Diabo? " foi graças a essa reportagem que conseguir tirar minhas conclusões sobre o petróleo aqui no nosso Brasil, além e fazer uma crítica legal.
Parabêns SUPER
simone aparecida ferreira, 06 Julho 2008 - 16:29
Depois de ler sobre a decadência dos países que se *afundaram*nos riscos do petróleo cheguei a conclusão de que o Brasil ainda tem outra lama negra para remover antes disso tudo, a corrupção, e se é preciso transparência para nao corrermos os mesmos riscos dos demais países exportadores é melhor o governo começar isso agora!
Sheila, 03 Julho 2008 - 14:37
Pelo menos três!!
À base de cafeína...foi a primeira que li!!
Eles são mais inteligentes que você...matéria que faz juz ao nome da revista: interessantíssima!!
Nos embalos da cientologia...sempre me deixando bem informada!!
Parabéns, Super.
Edson Ceregatto, Rio Claro / SP, 02 Julho 2008 - 17:43
Tanto na revista cuja matéria de capa foi o Espiritismo, quanto agora no Manual deste mês, me surpreendeu a maneira equivocada como foram abordados os conceitos em relação a doutrina.
Acredito que por despreparo do responsável pela matéria, (o que infelizmente venho observando em várias matérias independentemente do assunto) a doutrina Espírita vem sendo comentada pela revista com os conceitos provenientes de religiões espiritualistas, ou mesmo com as idéias das culturas espirituais afro-brasileiras (Candomblé e Umbanda).
Muitos espiritualistas se dizem kardecistas, o que pode também confundir pesquisadores. Mas com um trabalho de pesquisa mais aprofundado e uma verdadeira análise do legado de Kardec, é possível perceber que sua verdadeira doutrina é baseada num tripé formado por Religião, Ciência e Filosofia, o que torna impossível a um kardecista desacreditar na Teoria da Evolução de Darwin como apresentado no manual.
Faço parte desta doutrina, e meu grupo de estudos trabalha justamente em estudos, análise e divulgação da ciência, o trabalho e todos a descoberta da filosofia kardecista se deu de forma científica (o que por sinal ele demonstrou profundo respeito), afirmando inclusive que no dia em que a ciência comprovasse que suas pesquisas estavam equivocadas, que deveríamos acredita na ciência. Por favor, pesquisem, leiam e analisem a obra de Kardec, e verão que o estão falando sobre Espiritismo é na verdade Espiritualismo. Não confundam.
Mariana Campanholi, 02 Julho 2008 - 17:36
PAPARAZZI DA SELVA!!!!!!!!! Está maravilhoso, as fotos são mágicas, geniais....será que dá pra publicar mais algumas???? Que tal algumas fotos em todas as edições da SUPER???
Rogério Cavalcante, São Paulo, 02 Julho 2008 - 13:57
Ja faz algum tempo que venho comprando regularmente as edições da SUPER e estou escrevendo para parabeniza-los pelo bom trabalho que vcs vem fazendo.
Acho um barato aquele manual do sobrevivente onde se encontra tecnicas de sobrevivencia as mais diferentes situações.
Sucesso pra vcs
Caio Pirett Costa , 02 Julho 2008 - 12:46
É a 2° vez que compro a SUPER e entre o papo da edição anterior ("Não boicotem as Olímpiadas") e este, prefiro esse. Ele desperta no leitor como há controvérsias e modos diferentes de ver as pessoas e o mundo como um todo. Parabéns SUPER, por essa SUPER, SUPER CPNVERSA BACANA. Mas tenho algumas observações:
Discordo de Luc Ferry, de que hoje os humanos amam mais do que antigamente ou que antigamente não havia o amor. Ap ser mencionado a idade média, época em que só a Europa e o Oriente eram povoados, temos de pensar que o povo europeu sempre foi muito frio; é da cultura deles, algo deles, e com certeza não era fácil criar um filho na idade média! o DESESPERO realmente deveria tomar conta...
Assim, ao dar exemplos, ele deveria pensar que tipo de povo envolve este exemplo, e o que, em determinados momentos,levou este povo a abandonar crianças ou a considerar a morte delas, "menos importante que a perda de um cavalo."
OBS: SUPER, acho que o meu desabafo realmente vale a pena ser publicado na próxima edição, (apesar do tamanho) não acham? OK?
Espero a aprovação de vocês!
Caio Pirett Costa, São Paulo, SP
Tatiane, 02 Julho 2008 - 10:53
A mais legal eu não sei, mas a da capa é patética. Um desrespeito à Psicologia e a demonstração de um completo desconhecimento acerca das teorias e propostas psicotérapicas. Skinner deve ter revirado na cova ao ver que seu Behaviorismo Radical foi, segundo a autora da matéria, influenciado pela Psicanalise. Só espero que esta reportagem tenha sido resultado de um despreparo da responsável pelo texto, e não a real proposta da Super Interessante. Será que a revista acha que as pessoas passam cinco anos estudando em uma Universidade (isso para não mencionar as especializações), para simplesmente serem "ouvintes", e não fazerem nada? Comparar a Psicologia à Placebo foi um absurdo, uma completo desrespeito. Será que depois de uma matéria como esta ainda sobra ânimo e paciência para ler o resto da revista?
João Teixeira, 02 Julho 2008 - 09:15
O Supermanual de julho é o melhor ja publicado. Todas respostas dão certo, e ri muito vendo o que cada tipo responde.
Nelzi Júnior - Joaçaba, SC, 01 Julho 2008 - 13:49
também concordo que a matéria da capa está matando a pau...Gostei também do 'testezinho' da última página para ver a religião. Bem criativo.
Mas creio que neste mês, a Super ficou pra trás no assunto espaço e tecnologia. A revista VEJA possui uma ótima reportagem sobre isto.
Abraços.
Fellipe Bruno Dominiquini, 29 Junho 2008 - 17:11
O Super Manual do mês de julho estava perfeito. Desde que eu assino a Super esse foi o melhor Super Manual que já editaram.
O teste para descobrir sua religião fiquei o máximo, e funciona. Parabéns a Super.
Yohana, 29 Junho 2008 - 16:17
Com certeza a matéria da capa: "Terapia Funciona?" !!!
Araceli Araújo, 27 Junho 2008 - 21:46
Superinteressante as fotos do Paparazzi na Selva...lindas!!!!! Gostaria de que tivessem publicado mais fotos pois o mundo animal é maravilhoso!!!